Especialistas afirmam que não existe uma quantidade segura de ingestão desses estimulantes e sua utilização, principalmente associada ao álcool, pode causar problemas cardíacos e até levar à morte.
Com a chegada dos dias mais quentes da primavera e proximidade do verão, é comum a utilização de bebidas energéticas para potencializar o desempenho em atividades físicas ou inibir o sono durante as festas e baladas. Especialistas afirmam que não existe uma quantidade segura de ingestão desses estimulantes e sua utilização, principalmente associada ao álcool, pode causar problemas cardíacos e até levar à morte.
De acordo com o cardiologista Newton Rodrigues, do Hapvida Saúde, a maioria dos energéticos possui alto teor de cafeína e taurina, substâncias que agem no sistema nervoso central proporcionando mais energia. As bebidas também possuem grande concentração de açúcar. “Um dos grandes problemas do estimulante é que geralmente ele é associado à bebida alcoólica. E a cafeína vai potencializar o efeito do álcool no organismo”, explica.