Combinação de álcool com energético pode ser fatal

Especialistas afirmam que não existe uma quantidade segura de ingestão desses estimulantes e sua utilização, principalmente associada ao álcool, pode causar problemas cardíacos e até levar à morte.

Com a chegada dos dias mais quentes da primavera e proximidade  do verão, é comum a utilização de bebidas energéticas para potencializar o desempenho em atividades físicas ou inibir o sono durante as festas e baladas.  Especialistas afirmam que não existe uma quantidade segura de ingestão desses estimulantes e sua utilização, principalmente associada ao álcool, pode causar problemas cardíacos e até levar à morte.

De acordo com o cardiologista Newton Rodrigues, do Hapvida Saúde, a maioria dos energéticos possui alto teor de cafeína e taurina, substâncias que agem no sistema nervoso central proporcionando mais energia. As bebidas também possuem grande concentração de açúcar. “Um dos grandes problemas do estimulante é que geralmente ele é associado à bebida alcoólica.  E a cafeína vai potencializar o efeito do álcool no organismo”, explica.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA