NOVA BAHIA 2024

Com proximidade de eleição, Bolsonaro dobra número de viagens em 2022

Neste ano, ele deixou Brasília mais do que o dobro de vezes em relação ao mesmo período de 2021

Com a proximidade das eleições, O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem aumentado o número de viagens pelo país. o presidente passou a viajar mais e a priorizar agendas de caráter político-eleitoral. Neste ano, ele deixou Brasília mais do que o dobro de vezes em relação ao mesmo período de 2021.

De janeiro a meados de maio de 2021, Bolsonaro esteve em viagem em 18 dias. Em 2022, foram 41 dias com deslocamentos para fora da capital.

O número também é superior aos dois primeiros anos do mandato: em 2019, foram 33 dias com viagens e, no ano anterior, 20.

Os deslocamentos de muitas autoridades foram afetados pela pandemia da Covid-19, que teve seus momentos mais agudos no Brasil em 2020 e no ano passado. Bolsonaro, no entanto, sempre foi um crítico de restrições relacionadas ao vírus, inclusive viagens.

O levantamento foi feito com base na agenda oficial do presidente, que às vezes não contabiliza deslocamentos de final de semana e motociatas. O entendimento do Planalto é que esses são compromissos privados.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA