Últimas Notícias

Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare.

Bahia-investe-R-200-mil-para-fazer-palestra-em-evento-mundial-de-cacau-em-SP Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare.

A produção de cacau em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá) pode chegar a duas toneladas por hectare. Atualmente, há 40 hectares para o cultivo da fruta com uma produtividade de mil quilos, mas com o investimento de tecnologia com materiais enxertados e clones superiores, será possível dobrar a produção.

Até 2020, será montado um viveiro comunitário para a produção de 7.500 mudas enxertadas, com o plantio em uma área piloto de 10 hectares, garante o engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ronaldo Benevides de Oliveira Filho. A montagem começa neste ano e cada produtor irá produzir 500 mudas que estarão prontas para o plantio no próximo ano.

De acordo com Filho, o uso mais intensivo da tecnologia com materiais enxertados e clones superiores tem como objetivo tornar a cultura mais atrativa. Serão realizados acompanhamentos durante as adubações, controle de pragas e doenças, plantios mais adensados no espaçamento 3 x 3 metros e podas. Ele explica que a produção de mudas enxertadas vai ter início em maio com o plantio de porta-enxertos, que são mudas produzidas a partir das sementes, e que serão plantadas no período chuvoso do ano.

Os enxertos são oriundos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está elaborando um plano de revitalização e expansão da lavoura cacaueira no Mato Grosso. No Estado o cultivo do cacau ocupa uma área de 880 hectares, com uma produtividade média de 660 quilos/ha. Esses dados são referentes ao ano de 2017, quando atingiu uma produção de 647 toneladas. fonte: Folha MT

Outubro Rosa - A gente abraça essa luta