MAIS DESENVOLVIMENTO

COE multiplica conhecimentos sobre táticas policiais aprendidas na França

Intervenções em ambientes com grande circulação de pessoas são algumas das técnicas aprendidas junto com policiais de outras forças de segurança internacionais

Foto: Divulgação / Ascom-PC.

A Coordenação de Operações Especiais (COE) vai aplicar nos treinamentos que serão realizados neste ano, as habilidades aprendidas no Intercâmbio Internacional de Forças Especiais – Europa, realizado em outubro de 2022, que reuniu policiais da força especial da Polícia Civil da Bahia e de outras instituições segurança de alguns países.

Com o foco em gerenciamento de crises em locais de grande circulação, os treinamentos proporcionam habilidades para intervenções específicas nestes ambientes, com a utilização de métodos integrados, com equipamentos de comunicação e outras ferramentas. Os cenários são semelhantes aos de grandes concentrações de público, a exemplo dos grandes eventos realizados na Bahia.

O investigador da COE, Douglas Pithon, participou da capacitação e irá multiplicar os conhecimentos. “Os métodos se aplicam aos cenários que teremos nos grandes eventos que acontecem no nosso estado. Muito importante absorver e repassar esse aperfeiçoamento para outros policiais, o que proporciona mais eficiência”, comentou.    

O treinamento Interagências realizado nas cidades de Lyon, Toulouse e Montpellier, na França, além da COE e outras forças especiais do Brasil, reuniu renomados grupos de operações especiais da Europa, a exemplo do RAID França (Recherche Assistance Intervention Dissuasion), Comando parachutiste de l’air n° 10 (Forças Especiais da Aeronáutica) e Régiment de Parachutistes D’Infanterie de Marine (Forças Especiais do Exército) da França, GIPG (intervenção da Suíça), Gruppo di Intervento Speciale (Unidade de intervenção da Polícia da Itália).

Foto: Divulgação / Ascom-PC

Ascom-PC / Tony Silva

Veja também