NOVA BAHIA 2024

Chocolate: queda nos preços do cacau deve impulsionar vendas

Especialista acredita que setor deve recuperar ritmo normal de crescimento.

A “tentação” do chocolate ficará mais poderosa no futuro próximo. Pelo menos no que depender da previsão de Antoine de Saint-Affrique, presidente-executivo da Barry Callebaut, empresa suíça que fornece o produto – e derivados – mundo afora.

Nas contas do especialista, o consumo mundial terá um aumento significativo, graças à queda nos preços do cacau estimuladas pela inovação tecnológica, que aquece o setor com, por exemplo, chocolates resistentes ao calor.

Na Barry Callebaut, as vendas foram retomadas nos últimos meses. Em entrevista ao Financial Times, Saint-Affrique prevê que o mercado recuperará o “ritmo normal” de crescimento, que variava de 1% a 2% ao ano. De acordo com a Folha de S. Paulo, o preço do cacau caiu até 40%, nos últimos 12 meses.

Em 2016, o mercado global de chocolates para uso industrial despencou 0,4%, segundo contabilizou a consultoria Euromonitor. “Do ponto de vista da dinâmica do mercado, estou absolutamente convencido de que o pior já passou”.

Analista da Vontobel, Jean-Philippe Bertschy discorda. Para ele, a projeção de Saint-Affrique é “um tanto agressiva”. Bertschy acrecita que existe potencial de crescimento, mas que “a China vem sendo um mercado muito desafiador até agora”.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA