Jake Sullivan, principal assessor de política externa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajou ao Brasil nesta segunda-feira (5) para buscar uma aproximação com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e definir a data de uma visita a Washington que pode acontecer ainda este mês.
A Casa Branca já havia informado à EFE na semana passada que Sullivan pretendia ir ao Brasil, mas na última sexta-feira (2) a assessoria de imprensa revelou que a viagem inclui um encontro com o próprio Lula.
O governo Biden quer se aproximar de Lula antes que tome posse em 1º de janeiro de 2023, com o objetivo de assentar as bases para um bom relacionamento entre os dois líderes, assim como fez o governo do republicano George W. Bush (2001-2009) com o brasileiro na primeira vez que se tornou presidente.
Naquela ocasião, Bush convidou Lula à Casa Branca em dezembro de 2002, pouco antes da posse.
Embora Bush e Lula estivessem em polos opostos do espectro ideológico, construíram um bom relacionamento pessoal que ajudou a melhorar as relações bilaterais.
Segundo Lula, a data será definida durante a visita a Brasília de Sullivan e outros funcionários de alto escalão do governo americano.
Fonte: Gazeta do Povo