O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia no dia 17 deste mês, uma caravana pelo Nordeste brasileiro, região que conta com maior apoio popular. O petista percorrerá, de ônibus, 28 municípios, passando pelos nove Estados nordestinos. Pela programação, o roteiro terá largada na Bahia, onde participará de eventos nas cidades de Feira de Santana, Cruz das Almas e São Francisco do Conde.
O encerramento do roteiro será no Maranhão, em 7 de setembro, apenas seis dias antes de novo depoimento que prestará a Moro. “É uma caravana que exige muito de cada companheiro. Será uma tarefa imensa, quase 22 dias de viagem. É preciso que haja um mínimo de infraestrutura”, afirmou Lula. Ele terá os gastos cobertos pelo partido.
Na reunião preparatória, Lula pediu que seja acompanhado por uma equipe pequena nas viagens de ônibus para que possa descansar. Ele justificou a recomendação alegando que já não tem o mesmo fôlego do passado. A ideia, segundo Lula, é que a caravana seja transmitida em tempo real. Serão 3.000 km de viagem. Acompanhado de cerca de dez colaboradores e de líderes locais, Lula passará dois dias em cada um dos Estados.