Alta produtividade já é quase quatro vezes maior que a média no estado.
De acordo com informação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) da Bahia, uma lavoura de cacau sem irrigação atinge uma média de 40 arrobas/hectare de produtividade. Entretanto, na Fazenda Gramado localizada a 5km de Gandu, a produtividade na lavoura do Sr. Keiro atinge níveis animadores chegando a produzir em média 150 arroubas/hectare, um resultado avaliado de forma surpreendente.
O segredo para o sucesso segundo explicou o proprietário Sr. Keiro, está sendo alcançado graças ao sistema de manejo e seleção de mudas de alta produtividade. “No início tivemos algumas dificuldades até mesmo por falta de conhecimento, mais graças a Deus agora a realidade é outra”, explicou o cacauicultor destacando também a importância das parcerias.
A boa experiência do Sr. Keiro mudou sua rotina de trabalho onde quase que diariamente recebe visitantes em sua propriedade, todos otimistas com os bons resultados.
Cerca de 60 mil agricultores se dedicam à cultura do cacau no Brasil. A Bahia é o estado que mais produz o fruto no país, sendo responsável por 54% da safra. Em segundo lugar, fica o Pará, com 40% da safra.
GANDUZÃO – Do jeito que o povo gosta