CARNAVAL 2024

Atividades do Agosto Dourado são iniciadas em evento na Maternidade Tsylla Balbino

Foto: Ivan Dias Marques/SAÚDE GOVBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deu início na tarde desta sexta-feira (4) às atividades relacionadas ao Agosto Dourado, ciclo de eventos que acontece no mês voltado ao fortalecimento do Aleitamento Materno no Brasil. No mundo, a XXXII Semana Mundial de Aleitamento Materno vem sendo comemorada em mais de 170 países, desde o dia 1º até o próximo dia 7, com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

A abertura oficial das atividades, realizadas pela Sesab em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam) e a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), aconteceu no auditório da Maternidade Tsylla Balbino, na Baixa de Quintas, em Salvador, com presença da secretária da Saúde Roberta Santana.

“Sempre é bom reforçarmos a importância do aleitamento materno não só como o alimento completo para as crianças até os seis primeiros meses de vida, mas também como complemento para ela até os dois anos. O leite materno alimenta e fortalece a saúde infantil, contribuindo decisivamente para a prevenção de problemas de saúde nas crianças e aumentando as probabilidades de uma vida mais saudável delas”, afirma Roberta Santana.

O Aleitamento Materno é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo exclusivo até os primeiros seis meses de vida, e presente até os dois primeiros anos de vida, que são os mais decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida.

Considerada como a estratégia que isoladamente mais previne mortes em menores de 5 anos, o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo, que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo o de mais fácil digestão. Para as crianças, os benefícios do aleitamento perpassam pelo valor nutricional, abarcando a proteção imunológica, o menor risco de contaminação do leite, o que contribui para a redução da mortalidade e internações por diarreia e por infecção respiratória.

“A gente faz um apelo a todas as mães que podem doar leite que vão a um dos nossos oito bancos de leite ou ao nosso posto de coleta na Maternidade Tsylla Balbino para poderem ajudar a outras mães e bebês”, convoca a secretária. Os bancos de leite ficam localizados em Salvador – Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Maternidade Climério de Oliveira, Hospital Geral Roberto Santos e Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto; Feira de Santana – Hospital Inácia Pinto dos Santos e Hospital Estadual da Criança; Itabuna – Hospital Manoel Novaes; e Vitória da Conquista – Hospital Municipal Esaú Matos.

Programação

Para marcar o Agosto Dourado, estão acontecendo atividades nas maternidades, em diversos municípios do Estado da Bahia, especialmente atividades realizadas pelos profissionais da atenção básica e ações na capital baiana.

No próximo domingo (6), acontece uma Caminhada no Jardim de Alah, às 8h30, reunindo gestores de Saúde, representantes de Sociedades Científicas, profissionais de Saúde da rede SUS e estudantes interessados no tema de Aleitamento Materno de todo o estado. No dia 19, de 10 às 16 horas, haverá uma ação na Estação da Lapa, com a participação de representantes da Sesab e Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Já no dia 25, das 14 às 17 horas, será realizado o VII Seminário Estadual do Agosto Dourado da Bahia, em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM). Serão apresentadas experiências das Comissões Hospitalares de Incentivo ao Aleitamento Materno de Unidades Hospitalares e demais instituições, e abordados temas para dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas que tenham apresentado resultados positivos em relação ao aleitamento materno. O evento ocorrerá formato híbrido no auditório da Sesab.

Foto: Ivan Dias Marques/SAÚDE GOVBA

Foto: Ivan Dias Marques/SAÚDE GOVBA

Foto: Ivan Dias Marques/SAÚDE GOVBA

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA