CARNAVAL 2024

Aliados não acreditam em candidatura de ACM Neto em 2026

Fotos: Divulgação / PT / Facebook / ACM Neto

Apesar de ter dito em uma entrevista concedida na semana passada que não descarta se candidatar ao Governo do Estado em 2026, ACM Neto não deve enfrentar o atual governador Jerônimo Rodrigues nas urnas. Pelo menos é o que dizem aliados consultados pelo Política ao Vivo.

Como se trata de uma eleição distante, todos os cenários são apenas possibilidades. Mas quase todas as possibilidades são desfavoráveis ao ex-prefeito de Salvador, de acordo com os políticos consultados pela reportagem.

O primeiro deles é a chance de Lula se candidatar à reeleição. Neto já confidenciou a pessoas próximas que não participará da eleição se Lula estiver no páreo – ele atribuiu ao petista sua derrota para Jerônimo.

Mesmo se Lula não estiver na disputa eleitoral, outro fator pode tornar praticamente nulas as chances de Neto vencer uma eventual disputa: Rui Costa. Se Rui for o candidato do PT a presidente, Jerônimo ganharia força para ser reeleito governador. Se o atual ministro for preterido da disputa presidencial, a presença dele na chapa de Jerônimo como candidato a senador também torna as coisas muito difíceis para qualquer adversário, uma vez que o ex-governador saiu com recordes de popularidade.

Por fim, segundo os mesmos aliados, Neto precisará de um bom candidato a presidente no seu “time” para ter chance de êxito. O melhor deles, hoje, é Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Este, no entanto, já descartou disputar a presidência em 2026.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA