A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) concluiu, na última sexta-feira (11), a primeira etapa das inscrições para o curso gratuito de especialização para mototaxistas, pela internet. A iniciativa deu continuidade ao atendimento à categoria em Salvador, onde quase 1,7 mil profissionais já foram capacitados pelo órgão.
Com 167 novos candidatos inscritos, a escola aguarda que eles apresentem a documentação que garante a efetivação da matrícula. Para ter direito ao benefício, o mototaxista precisa ser maior de 21 anos, possuir habilitação categoria A (motocicleta) há pelo menos dois anos e não ter a carteira suspensa ou cassada. Os alunos serão distribuídos em cinco turmas, nos três turnos, para facilitar a vida dos profissionais. Em 30 horas de aulas teóricas e práticas, os condutores recebem instruções sobre legislação, gestão de risco sobre duas rodas, transporte de passageiros, segurança, saúde, ética e cidadania, como determina a lei federal 12.009, que regulamenta o exercício da atividade.
O Detran alerta os mototaxistas para a segunda etapa das inscrições, que será na modalidade presencial, a partir desta quinta-feira (17). “Ainda temos 358 vagas, que não estarão disponíveis pelo nosso site. Para fazer a inscrição, será preciso comparecer à Escola Pública de Trânsito, de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Assim, estamos cumprindo o compromisso firmado com a categoria. Ao final dessa rodada do curso, vamos chegar a mais de 2,1 mil profissionais capacitados na capital”, explicou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura.