Vladimir Putin estaria planejando testar um novo míssil nuclear, segundo informações do The New York Times.
Crescem os temores de que Moscou esteja prestes a realizar o 14º teste do Burevestnik – apelidado de Chernobyl Voador – depois que as 13 tentativas anteriores foram consideradas fracassadas.
A prestigiosa publicação americana noticiou que imagens de uma base remota no Ártico mostram que os preparativos para o lançamento estão em andamento.
Uma teoria não confirmada sugere que a missão está sendo organizada como presente para o 71º aniversário de Putin, no final desta semana.
“Aviões de vigilância dos EUA também foram rastreados na área nas últimas duas semanas, e alertas de aviação alertaram os pilotos para evitarem o espaço aéreo próximo”, dizia o jornal.
O Burevestnik é visto pelo Kremlin como uma arma do “dia do juízo final” revolucionária que irá expor a fraqueza das defesas ocidentais.
Putin chamou o míssil de “um tipo radicalmente novo de armamento” com “alcance ilimitado e capacidade de manobra ilimitada”.
“É exótico – é perigoso em sua fase de testes e desenvolvimento”, explicou Daryl G. Kimball, diretor executivo da Associação de Controle de Armas.