MAIS DESENVOLVIMENTO

Confiança do empresário da indústria volta à zona positiva em fevereiro

De acordo com a CNI, o indicador de expectativas puxou a recuperação do Icei, que vinha de quatro quedas seguidas

Foto: reprodução/site da CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) voltou a zona positiva em fevereiro, ao subir dois pontos e atingir 50,6 pontos. O indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem escala de 0 a 100, em que abaixo de 50 pontos representa desconfiança. De acordo com a entidade, o indicador de expectativas puxou a recuperação do Icei, que vinha de quatro quedas seguidas

Responsável por medir a percepção dos empresários para os próximos seis meses, o IE aumentou 4,1 pontos, indo para 52,9 pontos. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, observa que o resultado de fevereiro não foi suficiente para reverter a queda de confiança de 14,2 pontos nos quatro meses anteriores, mas pode ser considerado um dado importante.

“Caso essas expectativas mais positivas se confirmem, a confiança tende a se fortalecer. E a melhora no ânimo sugere uma disposição maior para investir e contratar”, disse Azevedo. Em relação das condições atuais, o indicador recuou 2,4 pontos, ficando em 45,9 pontos.

Para o índice deste mês, foram consultadas 1.372 empresas – 564 de pequeno porte, 482 de médio porte e 326 de grande porte -, entre 1º e 7 de fevereiro de 2023.

Veja também