Base alidade está bastante otimista com o desempenho de Jerônimo e projeta “liquidar a fatura” já no 1º turno.
A reta final da corrida pela sucessão do governador Rui Costa (PT) na Bahia tem repercutido nacionalmente. O jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país, traz, em matéria publicada nesta quinta-feira (22), que o avanço do candidato Jerônimo Rodrigues nas pesquisas de intenção de voto de um novo impulso para a campanha petista no estado.
A matéria sai um dia depois do novo levantamento Datafolha, que mostra um crescimento de Jerônimo. Já nesta quinta (22), a pesquisa Atlas mostra Jerônimo na liderança, seguido por ACM Neto (UB). A publicação afirma que Neto tem como trunfo sua gestão bem avaliada em Salvador. Já para o grupo governista, a boa avaliação do governador Rui Costa (PT) e a popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajudam a fortalecer o ex-secretário estadual de Educação.
Segundo o senador Jaques Wagner, que seria o candidato do PT ao governo, mas acabou recuando, os dois políticos funcionam como “âncoras” para a candidatura do petista, que tenta um cargo público eletivo pela primeira vez. Entretanto, ele reconhece, de acordo com a matéria, que o embate deste ano é mais acirrado.
“Jerônimo tem duas âncoras que dão muita sustentação: uma puxada nacional extraordinária com Lula e uma infantaria representada pelas entregas de Rui Costa”, disse o senador, segundo a matéria.
Também para a Folha de São Paulo, o cientista político Cláudio André de Souza citou uma disputa polarizada, com uma tendência de subida de Jerônimo, mas sem saber se será suficiente para superar ACM Neto.