MAIS DESENVOLVIMENTO

Ala do PDT organiza ato para apoiar Lula no primeiro turno

“Brizolistas” querem “desautorizar” discurso de Ciro Gomes que compara Lula a Bolsonaro

Ciro Gomes tem aumentado o teor das críticas ao ex-presidente Lula e isso tem desagradado setor histórico do PDT – Foto: Reprodução | AFP

Figuras políticas históricas do PDT organizam um ato para o dia 21 de setembro com o objetivo de orientar setores do partido a apoiar o “voto consciente” no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. A informação é do colunista do G1 Octavio Guedes.

Os chamados “brizolistas”, em referência ao fundador do partido, o ex-governador Leonel Brizola, querem “desautorizar” a candidatura do postulante da legenda ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, que, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, não decolou na preferência do eleitorado.

“Faremos uma reunião na próxima quarta-feira para deixar claro que o trabalhismo histórico não considera Bolsonaro e Lula iguais. “Há diferenças, e não reconhecer o fato é uma tragédia para a democracia brasileira. Marina [Silva, candidata à presidente em 2010, 2014 e 2018, que declarou apoio a Lula] deu exemplo de grandeza. Agora é a hora do PDT e dos trabalhistas assumirem uma posição clara no processo eleitoral”, disse o professor Francisco Carlos Teixeira da Silva, representante da ala brizolista da sigla.

A declaração do professor faz referência ao desacordo de setores da legenda com a campanha de Ciro Gomes que tem tentado comparar o presidente Jair Bolsonaro (PL) com o candidato do PT.

Veja também