Outros sete candidatos entraram na mira da Procuradoria Regional Eleitoral
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Rio de Janeiro pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local a impugnação de 10 registros de candidatura logo no primeiro dia do período eleitoral. A lista inclui os ex governadores César Maia (PSDB, vice na chapa Marcelo Freixo) e Garotinho (União, candidato a deputado federal), além do deputado federal Daniel Silveira (PTB), que tenta uma cadeira no Senado.
O órgão do Ministério Público Federal apresentou alegações diversas, a depender de cada caso. Também entraram na mira do MP eleitoral outro candidato a vice, Washington Reis (MDB), da chapa do candidato à reeleição Cláudio Castro (PL), e os concorrentes a deputado federal Ademir Melo (Podemos), Cesar Dorea (Solidariedade), Dedinho (PSD), Dica (União), Sandro Matos (Solidariedade) e Sargento Aquino do Papa (Solidariedade).
A PRE-RJ destacou que César Maia foi condenado em processos por improbidade administrativa em decisões colegiadas. O ex-prefeito do Rio teve confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 2a Região (7a Turma), em 2020, a sentença a ressarcir, com corréus, mais de R$ 4 milhões à União por irregularidades na gestão contratual de obras da Vila Pan-Americana – a suspensão dos direitos políticos (a cinco anos) é uma das penas fixadas na legislação.
Já deputado federal Daniel Silveira (PTB) teve sua candidatura contestada pela condenação, no Supremo Tribunal Federal, em pena que incluiu a suspenção dos seus direitos políticos. Para a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, o indulto dado a ele pelo presidente Jair Bolsonaro não altera essa parte da pena. Fonte: G1