Nas primeiras horas deste sábado, os ataques russos causaram danos ao norte e ao sul da capital
Nas primeiras horas deste sábado (12), os ataques russos, com mísseis e artilharia aérea, causaram danos ao norte e ao sul de Kiev, segundo autoridades locais. De acordo com as informações, as forças da Rússia estão mais próximas da capital ucraniana.
Em Chernihiv, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, o hotel Ucrânia – um marco na cidade – foi atingido durante a noite.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também segue atenta ao avanço da Rússia em direção ao oeste do território ucraniano e monitora constantemente a movimentação na fronteira da Ucrânia com outros países.
Desde quinta-feira (10), radares da Otan detectaram 20 caças russos partindo de Belarus em direção a Kiev. Essa foi considerada a atividade mais intensa desde o início do conflito.
A cidade de Lviv, no oeste do país, também está apreensiva com os últimos ataques dos russos. A cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Polônia, Lviv tem sido uma importante rota para quem quer fugir do conflito e até o momento não foi atacada pela Rússia. Mas os últimos bombardeios em cidades próximas começam a mudar a rotina na cidade.
Ampliação da ofensiva
Segundo autoridades da Ucrânia, nesta sexta-feira as tropas russas atingiram a cidade de Lutsk, uma das principais do país, localizada na região noroeste e que fica a apenas 112 quilômetros da fronteira com a Polônia. Foram relatados “danos substanciais” ao aeroporto de Lutsk.
Também no noroeste ucraniano, o governador da região de Volyn disse que quatro mísseis foram disparados de um bombardeiro russo e que duas pessoas morreram.
O aeródromo militar de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia, também foi atingido por mísseis durante esta sexta-feira.
Tropas russas se aproximam de Kiev
Equipes da CNN em Kiev relataram ter ouvido explosões nas primeiras horas da manhã deste sábado (12), descrevendo “um barulho ininterrupto de fortes estrondos à distância”, por vários minutos. Porém, não ficou claro se as explosões foram ataques russos ou ucranianos.
Os combates continuam nos arredores da capital ucraniana, com a administração da cidade dizendo que as áreas ao norte continuam sendo as mais perigosas, incluindo os subúrbios de Bucha, Irpin e Hostomel, bem como o distrito de Vyshorod, mais ao norte de Kiev. Os combates também aumentaram em Brovary, do outro lado do rio Dnieper, a leste da cidade.