Por outro lado, a procura por exames de Influenza caiu
Na última semana de janeiro os laboratórios de medicina diagnóstica associados a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) realizaram quase 390 mil exames de Covid-19. O número representa um aumento de 18% em relação à semana anterior – quando haviam sido realizados mais de 320 mil exames.
De acordo com a associação, a taxa de positividade aumentou, passando de 57% na semana encerrada no dia 23 para 60% na semana encerrada no dia 30. A procura por exames de Influenza caiu 12% no mesmo período, sendo realizados mais de 150 mil exames. A taxa de positividade passou de 7,7% para 2,8% .
Ainda com relação ao influenza, o pico de positividade não foi em janeiro, mas sim na última semana de dezembro, quando a taxa de positividade chegou a 41%. Em janeiro a taxa de positividade média foi de 12,5%. Na primeira semana do mês essa taxa era de 30%.
Estoques
Sobre os estoques dos insumos para a realização dos exames de Covid-19, que sofreram escassez nas primeiras semanas do ano, a Abramed informa que os estoques estão sendo repostos e que algumas regiões já apresentam normalidade no atendimento.
Cabe ressaltar que a Diretoria de Portos e Aeroportos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem facilitado a liberação de reagentes importados, conforme disponibilidade, o que vem favorecendo a reposição dos estoques.
A Abramed vem acompanhando o cenário diariamente, e informará a respeito de atualizações. Estamos a disposição por aqui.