No ensino médio, percentual de alunos matriculados que abandonavam os estudos antes de se formarem caiu de 14,5%, em 2007, para 11,2% em 2015.
Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre evasão escolar no País revelou que houve uma queda desse indicador nos últimos dez anos em todas as fases da educação.
Nos anos finais do ensino fundamental, 7,5% dos alunos deixavam as escolas antes da formatura, índice que passou a 5,4% em 2015. Já nos anos iniciais, a evasão saiu de 3,5% para 2,1%.
O estudo aponta, ainda, que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e na 2ª séries do ensino médio, respectivamente, deixaram os colégios entre 2014 e 2015.
O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,7%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11% do total de alunos nessa etapa de ensino.
A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio.
Evasão e migração
A migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é mais expressiva ao final do ensino fundamental, quando chega a 3,2% e 3,1%, no 7º e no 8º ano, respectivamente.
Quanto à rede de ensino, a migração é maior na rede municipal dos anos finais do ensino fundamental, quando alcança uma taxa de 3,8%. Já no ensino médio, a migração é mais expressiva na rede estadual de ensino, com 2,2%.
Rendimento
Os indicadores de rendimento se referem à situação do aluno ao final de um período letivo declarado no Censo Escolar, podendo o mesmo ser aprovado, reprovado ou ter abandonado a escola durante aquele ano letivo.
Já os indicadores de fluxo escolar avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, considerando a promoção, a repetência, a migração para o EJA e a evasão escolar.
Com informações do Portal Brasil.