Representantes dos bancários baianos ligados ao Sindicato dos Bancários da Bahia realizaram, neste sábado, 5, uma carreata em Salvador para reivindicar a inclusão dos trabalhadores das agências em todo o estado no grupo de prioridade contra a Covid-19. A categoria marcou uma paralisação de 24 horas na próxima terça, 8.
Nesta manhã, os trabalhadores se concentraram no Vale do Canela e seguiram até o bairro do Imbuí, na capital baiana.
De acordo com o presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, os bancários têm cumprido um papel importante na pandemia e defende a inclusão da atividade na lista de essenciais, conforme o Decreto 10.282, de março de 2020, que define os serviços públicos e as atividades essenciais.
Segundo a entidade, há meses pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário, com enviou de diversos documentos ao Ministério da Saúde, reuniões com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de campanhas, abaixo-assinado, protestos e audiências para cobrar celeridade na vacinação.
“Diariamente, os bancários atendem milhares de pessoas e estão altamente expostos à contaminação por Covid-19. Uma pesquisa feita recentemente pelo Sindicato mostra que entre os que responderam, 28,5% já testaram positivo para a doença e 67,71% atendem diretamente ao público”, informa.
O Sindicato ainda traz dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram que nos três primeiros meses do ano passado foram feitos 55 desligamentos por motivo de morte nos bancos. No mesmo período de 2021, o número saltou para 152, um crescimento de 276,4%.
Fonte: A Tarde