Relatório que tinha deixado a capital baiana
Salvador voltou a integrar a lista de cidades globais no Global Cities Report da consultoria Kearney, após ter ficado de fora do levantamento em 2019. O relatório anual mede a capacidade e o potencial das localidades de atração de capital, pessoas e ideias.
Foram avaliadas nesta edição, 151 cidades de todos os continentes, em dois rankings, o Global Cities Index (GCI) e Global Cities Outlook (GCO), que, juntos, permitem uma análise das posições e perspectivas de cada localidade.
No CGI, que avalia a atual performance das cidades, Salvador ficou na posição 120, abaixo 101º lugar que alcançou em 2018. Foram levados em consideração questões como a atividade de negócios, o capital humano, as trocas de informação, a experiência cultural e o engajamento político de cada local analisado.
Já no GCO, que analisa como as cidades estão criando as condições para conseguirem estar entre os maiores atores globais no futuro, a capital baiana ficou na posição 138, também inferior a 2018, quando ficou na 119º colocação. Foram analisadas questões como bem-estar pessoal, a economia, a inovação e a governança para fazer esta parte do relatório.
Nas redes sociais, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comemorou o resultado e destacou as dificuldades enfrentadas no ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
“Fomentar o ambiente de negócios e transformar a experiência cultural, sobretudo com o desenvolvimento da economia criativa, foram fundamentais para contribuir para a performance de destaque de Salvador”, escreveu.