RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras elevará o preço médio da gasolina em suas refinarias em aproximadamente 1% a partir desta terça-feira (12), para R$ 1,5232 por litro, informou a petroleira nesta segunda (11).
Já o valor médio do diesel será mantido nos pontos de venda da companhia em R$ 2,0005 por litro, de acordo com informação do site da empresa.
A Petrobras não informa os motivos para cada um de seus reajustes, que podem ocorrer em qualquer intervalo de tempo, seguindo interesses comerciais da empresa.
Segundo a petroleira, sua política de preços segue a paridade internacional e utiliza para cálculo indicadores como câmbio e barril do petróleo.
A política também adota mecanismos de “hedge” (proteção) que permitem que os preços de ambos os combustíveis sejam mantidos por determinado número de dias sem reajustes.
O repasse do reajuste aos consumidores finais nos postos, contudo, depende de diversas variáveis, como da atuação comercial de distribuidores e revendedores, tributos, além da mistura obrigatória de biocombustíveis