Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, prefeitos e representantes de 75 municípios baianos a exemplo de Gandu, no Baixo Sul da Bahia, firmaram parceria com o Sistema FAEB/SENAR para realização do Despertar este ano. No encontro, realizado nesta terça-feira (20), na sede do Sistema FAEB, foram assinados os termos de Cooperação Técnica com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o SENAR BAHIA.
O presidente do FAEB, Humberto Miranda, ressaltou a importância dessa parceria para a realização do programa. “O Despertar não aconteceria se não fosse a participação e colaboração das equipes de trabalho dos municípios. O Sindicato dos Produtores Rurais é o nosso braço operacional. É através dele que conseguimos fazer com que as ações da FAEB e do SENAR cheguem até o produtor rural no interior do Estado e ajudem a transformar a realidade do campo”.
Miranda afirmou ainda que o Despertar, que atende milhares de crianças no campo levando educação e conscientização socioambiental para as escolas da zona rural, é um investimento extremamente importante do Sistema FAEB. “Nós acreditamos que é mudando o homem que conseguimos transformar o mundo. É investindo na capacitação e na boa formação das pessoas que a gente consegue ter uma cidade melhor para se viver e oferecer para as novas gerações”.
A superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães, também destacou que o trabalho do Despertar, através das crianças, é ainda mais transformador, porque consegue alcançar as famílias, e, consequentemente, as comunidades e os municípios.“É muito importante promover essa educação desde pequeno e fazer com que ela chegue para toda a família. As crianças passam pelo programa, mas a cultura do Despertar fica marcada no dia a dia do município. O SENAR acredita que a educação tem o poder de promover hábitos, que abrem portas e redefinem as vidas das pessoas”.
Durante o encontro foi lançando o tema que será trabalhado este ano pelo programa:“Água, Cidadania e Sustentabilidade”. Segundo a coordenadora do Despertar, Jaqueline Érrico, pedagoga do SENAR BAHIA, o tema foi escolhido, principalmente, por dialogar com o Fórum Mundial da Água, que este ano acontece no Brasil, no mês de março, e também com as conferências de Meio Ambiente.
Em 12 anos, o Programa Despertar já atuou em 100 municípios, em cerca de 2 mil escolas, atendeu a mais de 200 mil alunos através de 10 mil professores da rede pública (municipal e estadual) do meio rural. Em 2017, entre as ações socioambientais realizadas pelo programa, dentro e fora de sala de aula, foram implementadas quase 1.100 hortas e 768 jardins nas escolas, distribuídas cerca de 10 mil mudas, realizados mais de 800 dias de campo, entre de outras atividades.
O Despertar
O Programa é voltado para alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do fundamental, e trabalha a educação socioambiental através de temas como o meio ambiente, ética, saúde, cidadania e pluralidade cultural. Há 13 anos o Despertar vem ampliando o papel social do SENAR BAHIA com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental.