MAIS DESENVOLVIMENTO

UFC Belém: Lyoto vence Anders em decisão apertada e espanta má fase

Machida levou a melhor em uma apertada decisão dos juízes na luta principal do UFC Belém; Brasileiros vencem nove de 11 lutas.

Foi sofrido, mas Lyoto Machida fez as pazes com a vitória! O brasileiro, empurrado pela torcida do primeiro ao último segundo, voltou a mostrar a movimentação que o consagrou no octógono para escapar as investidas de Eryk Anders. Ao final, vitória do ‘Dragão’ em uma apertada na decisão dividida dos juízes (49-46, 47-48, 48-47). O combate foi a atração principal do UFC Fight Night Belém, evento realizado na noite deste sábado (03), na capital paraense.

Na segunda luta mais importante da noite, Valentina Shevchenko mostrou porque é a principal candidata ao título da divisão de moscas feminino. A quirguistanesa dominou Priscila Pedrita desde os primeiros movimentos e finalizou a disputa com um mata-leão do segundo round. Apesar da derrota de Pedrita, o show foi excelente para os atletas brasileiros: nove vitórias e apenas duas derrotas.

Lyoto Machida prometeu e cumpriu. O brasileiro voltou a lutar como carateca, com muita movimentação, esquivas e soltando chutes rápidos. Diante de Eryk Anders, ele começou bem, trabalhando com chutes nas pernas do norte-americano. Em um destes ataques, o golpe acertou o joelho de Anders que caiu. O brasileiro foi para cima e acertou vários chutes nas pernas de Anders, caído. Sem espaço para se levantar, o norte-americano recebia chutes duros nas pernas, que deixavam marcas evidentes.

No segundo round, Anders voltou disposto a tirar a diferença na luta. Ele caminhou para frente, caçando Machida. Mas com uma excelente movimentação, o brasileiro pouco era acertado. Porém, na metade da parcial em diante, o norte-americano conseguiu conectar alguns golpes de esquerda.

Anders voltou ainda mais agressivo no terceiro assalto. Controlando melhor da distância, o norte-americano continuava caminhando para frente, mas dessa vez conectando bons socos em Lyoto. Com uma joelhada acertada junto a grade, Eryk abriu um profundo corte na testa de Machida. Por sua vez, os golpes de Lyoto não acertavam o rival como nas parciais anteriores.

Lyoto voltou melhor para o quarto round. Ele voltou a disparar chutes contra Anders com algum perigo. Mas ao se esquivar de uma investida do norte-americano ele perdeu o equilíbrio e caiu. Anders colocou pressão junto a grade e voltou a abrir um corte na testa de Machida. Porém, com os gritos da torcida, o faixa-preta’ se levantou e voltou a trabalhar com sua movimentação.

Com a luta totalmente aberta, o quinto round foi de tensão para ambos os lados.  Lyoto Machida voltou a se movimentar e trabalhar com bons chutes rápidos, enquanto Eryk Anders tentava encaixar o soco para definir a disputa. Com melhores golpes encaixados, o brasileiro levou a melhor na parcial e na decisão dos árbitros.

Isso aqui não tem preço. Usei muitos chutes e muita movimentação. O Eryk é muito duro e um grande atleta e fico muito feliz com a vitória. Michael Bisping, vou atrás de você” disse Lyoto ainda no octógono.

Veja também