Evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Forte da Capoeira.
Capoeiristas de todos os continentes se reunirão na sétima edição do Festival Internacional de Capoeiragem que já tem data marcada. De 24 a 27 de janeiro de 2018 a Bahia reunirá vários mestres renomados, capoeiristas de mais de 20 países, crianças de projetos sociais e estudantes, no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo, com entrada gratuita.
Na programação, estudantes, educadores, pesquisadores e adeptos da arte/luta Capoeira estarão imersos em um espaço que contará com oficinas, palestra, vivência e turismo, além de shows musicais. Também haverão atividades gratuitas para crianças de 3 a 11 anos no Espaço Criança, que será montado com toda a estrutura necessária.
O Festival também oferece um Tour Capoeirístico, uma pesquisa realizada pelo mestre Balão e pelo pesquisador e historiador, referência da capoeira, Frede Abreu. Na rota, os visitantes farão uma visita guiada no Centro Histórico de Salvador, cenário de fatos relevantes da história da Capoeira e do Brasil nos séculos XIX, XX e XI.
“A capoeira, de uma maneira geral, está passando por um momento de reflexão e atitudes cada vez mais voltadas para suas raízes. A nossa intenção é contextualizar, de maneira mais forte, nesta 7ª edição, a musicalidade da capoeira dentro desta conjuntura. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos fantásticos com grandes expoentes da musicalidade da capoeira mundial que contarão um pouco da sua trajetória nestes dias do evento. Afinem seus instrumentos, berimbau, pandeiro, atabaque e venham para essa grande festa. Tenho certeza que será uma experiência brilhante para todos!”, declara Mestre Balão, líder do grupo CTE Capoeiragem e Presidente do Instituto CTE Capoeiragem, além de anfitrião do Festival.
Durante o evento acontecerá a formatura, troca de graduação e batizado dos alunos do Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem – CTE Capoeiragem. O festival contribui para a formação e intercâmbio de experiências de capoeiristas do mundo inteiro, além de acontecer no lugar onde se originou a arte. O evento é promovido pelo Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, CTE Capoeiragem, e conta com o Marketing Cultural da Polo Cultural.