GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Vitória poderá se tornar patrimônio cultural imaterial de Salvador

Proposição do vereador Pedro Godinho mostra a importância da agremiação fundada em 1899.

O Esporte Clube Vitória poderá em breve ser declarado patrimônio cultural imaterial de Salvador. De autoria do vereador Pedro Godinho (MDB), um projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Vereadores mostrando importância da agremiação, fundada em 13 de maio de 1899 com o nome Club de Cricket Victoria, mudado em 1902 para Sport Club Victoria e, em 1944, para o atual nome.

No Projeto de Lei nº 01/2020, o vereador Pedro Godinho lembra que “o Vitória foi o primeiro clube social nacional a ser fundado por brasileiros e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol, esporte no qual obtém maior destaque”.

Os clubes anteriores ao Vitória foram criados por estrangeiros residentes no Brasil. Ainda na justificativa, o vereador rubro-negro afirma que o Club de Crickt Victoria remete ao Corredor da Vitória, local onde moravam os seus fundadores.

Além do Crickt, a agremiação também foi pioneira na Bahia e no Nordeste no voleibol, na natação, no polo aquático, no basquetebol, dentre outros esportes.

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia