A derrota no clássico contra o Bahia devolveu o Vitória ao Z-4 da Série A, que continua a luta para não cair para a 2ª Divisão em 2018.
Em 17º lugar com 33 pontos ganhos, o 1º do Z-4, a zona de rebaixamento para a 2ª Divisão do campeonato Brasileiro em 2018, o Vitória já tem em mãos o caminho que terá de seguir à risca, para escapar de mais um rebaixamento na sua história. O Rubro-negro baiano tem oito rodadas, 24 pontos a disputar, e precisa ganhar pelo menos a metade, quatro jogos, 12 pontos, para atingir o limite de 45 pontos para se manter na 1ª Divisão do Brasileiro.
Uma trilha de oito passos, que começa esta semana, num jogo com clima de decisão de título, domingo, dia 29, contra o último colocado da Série A, o Atlético de Goiás, no Estádio Manoel Barradas. Em casa, o Vitória tem que quebrar um tabu de 90 dias sem vencer no Barradão, da última vez foi dia 2 de agosto, de 3 a 1 sobre a Ponte Preta, e ganhar do lanterna do Brasileiro.
Depois, o mapa da “salvação” do Vitória contra o Z-4 tem o seguinte caminho: Domingo, 5/11 – Vasco da Gama, no Rio; quarta-feira, 8/11 – Palmeiras, no Barradão; Domingo, 12/11 – Grêmio, em Porto Alegre; Quinta-feira, 16/11 -Chapecoense, em Chapecó; Domingo, 19/11 – Cruzeiro, no Barradão; Domingo, 26/11 – Ponte Preta, em Campinas, e Flamengo, 3/22, no Barradão. São oito jogos em que o Vitória tem que vencer a metade, somar 12 pontos.
“Esse entra e sai do Z-4 é constante nessa altura do campeonato. Temos que estabelecer uma meta, que é a meta desde que eu cheguei aqui, embora muita gente ainda falasse em Libertadores, nós nunca deixamos de saber que a nossa meta era chegar a 45 pontos. Então faltam 12 ainda. Em cima disso, a gente vai brigar até o final. Eventualmente, a gente pode entrar ou sair da zona, mas o que importa é chegar ao final fora da zona”, projetou o técnico Vagner Mancini, procurando minimizar a presença do Vitória na zona de rebaixamento.
Os jogadores do Vitória estão de folga até esta terça-feira, quando se reapresentam no CT do fazendão. A princípio, Mancini tem todos os seus principais jogadores à disposição para o jogo de domingo contra o Atlético de Goiás. Mas o treinador Rubro-negro pede cautela contra o adversário que é lanterna da Série A, mas tem uma das melhores campanha no returno do Brasileiro, assim como o próprio Vitória.