NOVA BAHIA 2024

Veja por que os preços do cacau, do azeite e do suco de laranja subiram em 2023

Os preços das principais matérias-primas agrícolas subiram em 2023, ajudando a aumentar a inflação alimentar nos principais países.

Os preços do suco de laranja também atingiram níveis recordes em novembro. Ele recuou um pouco para US$ 3,54, alguns pontos abaixo da máxima acumulada no ano de US$ 4,26. Os preços do azeite também continuaram a subir em 2023. Depois de atingirem um máximo histórico em novembro, os preços do açúcar caíram fortemente, como escrevi aqui.

O desempenho destas matérias-primas agrícolas, como o cacau, o azeite, o café e o sumo de laranja, divergiu de outros, como o milho, o trigo e a soja, que caíram dois dígitos. Outras matérias-primas, como o petróleo e o gás natural, também caíram durante o ano.

Os preços do cacau subiram acentuadamente devido às condições meteorológicas nos países da África Ocidental, como o Gana e a Costa do Marfim, que representam mais de 70% da produção global. Os dois países registaram uma produção reduzida em 2023 devido a fenómenos meteorológicos e doenças.

Ao contrário de outras culturas que enfrentaram dificuldades devido às condições de seca, a produção de cacau foi afectada por chuvas superiores ao habitual nos dois países. As chuvas intensas reduzem o rendimento e atrasam a colheita. A produção de cacau do Gana caiu para o ponto mais baixo em mais de 13 anos, enquanto a da Costa do Marfim caiu para o mínimo de sete anos.

Também levou à vagem preta, condição que reduziu a qualidade dos grãos do cacau produzidos nos países. O desafio para o cacau é que não existem outros grandes produtores que possam substituir as culturas da África Ocidental. Além disso, ao contrário do coen e da soja, leva anos para uma planta de cacau começar a produzir.

Enquanto isso, os preços do azeite e do suco de laranja caíram devido a fatores climáticos. O principal problema do suco de laranja foram os recentes furacões na Flórida, que afetaram as maiores terras agrícolas.

A Flórida nunca se recuperou do furacão Irma, que aconteceu em 2017, destruindo vastas terras agrícolas. Para piorar a situação, o estado testemunhou uma doença conhecida como greening dos citros que afetou a produtividade.

Por isso, as empresas correram para substituir o suco de laranja da Flórida por um do Brasil. Assim como o cacau, leva alguns anos para que uma árvore cítrica comece a produzir frutos. Como resultado, a dinâmica da procura e da oferta levou os preços do sumo de laranja a um máximo histórico.

As condições meteorológicas também explicam porque é que os preços do azeite subiram em 2023. A maior parte do azeite é cultivada em países mediterrânicos como Espanha, Itália, Grécia e Tunísia. Esses países passaram por uma primavera extremamente quente. Num comunicado, o departamento meteorológico espanhol referiu que três das últimas quatro temporadas foram as mais quentes já registadas.

Não está claro se estas matérias-primas agrícolas continuarão a subir em 2024. Tecnicamente, há sinais de que foram sobrecompradas e que estão prontas para uma retração.

Fonte:Trading 

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA