NOVA BAHIA 2024

‘UPAs estão lotadas e vão ficar mais ainda’, alerta governador da Bahia

Segundo Rui Costa, área com maior demanda é a atenção emergencial; internações mais frequentes são por H3N2

Atendendo durante o dia, noite e madrugada, as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) de Salvador estão cada vez mais lotadas devido ao aumento na demanda de atendimentos por doenças virais.

A tendência, de acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), é que a pressão no sistema de atenção emergencial cresça mais nos próximos dias. Em coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira (10), ele comentou sobre a situação.

“As UPAs estão lotadas e vão ficar mais lotadas ainda. E as emergências da rede municipal de Salvador e de outros municípios. Isso é péssimo porque começa a misturar com as emergências de pessoas com outros problemas”, afirmou.

Por outro lado, segundo Rui, os índices de internações não são motivo de preocupação. Com o hospital de campanha na Arena Fonte Nova fechado, a capital baiana segue com o Hospital Espanhol e o Hospital Metropolitano, ambos com atendimento exclusivo para Covid-19, e com o Hospital Couto Maia, que atende a pacientes com Covid e outras doenças contagiosas.

“Essa nova variante não tem demandado tanto internamento. A H3N2 tem demandado mais internamento nesse momento do que a Covid. Mas não há preocupação com quantidade de leitos de UTI. Temos três unidades de maior porte ofertando leitos. Essas três unidades dão conta”, explicou.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA