UFC 273: Gilbert ‘Durinho’ luta para acabar com ‘hype’ de Khamzat Chimaev

Louis Grasse/PXImages

Como tem sido comum na maioria dos eventos numerados do Ultimate nos últimos tempos, o UFC 273, que acontece neste sábado (9), em Jacksonville (EUA), contará com duas disputas de título como atrações principais da noite. Porém, um duelo sem cinturão em jogo tem gerado enorme expectativa e promete roubar a cena.

Válido pela divisão dos meio-médios (77 kg), o confronto entre Gilbert ‘Durinho’ e Khamzat Chimaev colocará frente a frente um lutador já consolidado no topo da categoria e uma jovem promessa que, desde o início de sua trajetória no UFC, é visto como uma potencial futura estrela da companhia.

Tido como a nova sensação do Ultimate, muito por conta do domínio apresentado sobre seus rivais nas quatro vitórias consecutivas no octógono mais famoso do mundo, Chimaev – que estreou no UFC em julho de 2020 – também conseguiu mostrar desenvoltura fora do cage, com uma personalidade forte e confiante, que fez com que o russo naturalizado sueco criasse rapidamente uma grande e fiel base de fãs.

De olho no potencial do lutador, o UFC tentou acelerar o caminho de Chiamev rumo ao topo da divisão dos meio-médios, mas a relutância dos principais nomes da categoria em enfrentá-lo e problemas de saúde causados pela COVID-19 – que afastaram o russo de suas atividades durante alguns meses – atrasaram os planos da organização para o atleta.

Recuperado, ‘Borz’ voltou à procura por um rival já estabelecido no topo da divisão e encontrou em ‘Durinho’ o ‘parceiro de dança’ que tanto pedia. Apesar de, inicialmente, a peleja não fazer sentido para o brasileiro em termos de ranking – já que Chimaev ocupa apenas a 11ª colocação na lista, nove postos abaixo do niteroiense – uma vitória sobre o embalado lutador russo pode representar ganhos esportivos e midiáticos para o faixa-preta, além de eliminar, ainda que momentaneamente, um forte concorrente ao ‘title shot’.

Ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios, Gilbert busca uma nova oportunidade de lutar pelo título e vingar a derrota sofrida para o campeão Kamaru Usman, em fevereiro do ano passado. Caso supere seu adversário neste sábado, o brasileiro – que vem de vitória sobre Stephen Thompson – confirmará sua posição no topo do ranking e ainda pode ganhar o apoio popular em sua empreitada, já que terá derrubado um favorito dos fãs, visto por muitos como imbatível apesar da pouca experiência no esporte.

Dentro do octógono o duelo entre os meio-médios também promete pegar fogo. Sempre confiante, Chimaev prometeu – em diversas oportunidades durante a semana pré-luta – ‘esmagar’ o oponente, enquanto ‘Durinho’ mais comedido, evitou fazer previsões, mas mostrou não ter medo do lutador que muitos apontam como o próximo ‘bicho papão’ da categoria.

Com seu histórico nas artes marciais ligado ao wrestling, como um bom representante da escola russa, Chimaev mostra enorme facilidade no jogo de quedas e na luta agarrada, sendo adepto também do ground and pound para finalizar seus oponentes. Além disso, apesar de ter sido pouco testado na luta em pé até o momento, o russo naturalizado sueco aparenta ter grande poder de nocaute, como comprova sua vitória sobre Gerald Meerschaert, em setembro de 2020, quando precisou de apenas um soco para levar seu adversário à lona.

Por sua vez, ‘Durinho’ surgiu no cenário do MMA após construir uma carreira vitoriosa no jiu-jitsu e no grappling de competição. Desde então, no entanto, o faixa-preta tem evoluído nas outras partes do jogo e demonstra naturalidade na luta em pé hoje em dia, conseguindo inclusive equiparar os números de vitórias por nocaute com os de triunfos por finalização na carreira.

Independentemente de como a peleja irá se desenrolar, o público deve ser brindado com um grande espetáculo, que pode muito bem brigar pelo prêmio de ‘luta da noite’ ao final do evento. Outras apostas válidas para esta premiação são as duas disputas de título que liderarão o card do UFC 273.

Na luta principal da noite, Alexander Volkanovski colocará o cinturão peso-pena (66 kg) em jogo novamente, desta vez contra Chan Sung Jung, o ‘Zumbi Coreano’. Já no co-main event da noite, Aljamain Sterling e Petr Yan fazem uma aguardada revanche para definir o campeão dos galos (61 kg).

Confira abaixo o card completo do UFC 273:

Alexander Volkanovski vs Chan Sung Jung
Aljamain Sterling vs Petr Yan
Gilbert ‘Durinho’ vs Khamzat Chimaev
Mackenzie Dern vs Tecia Torres
Vinc Pichel vs Mark Madsen
Ian Garry vs Darian Weeks
Aspen Ladd vs Raquel Pennington
Mickey Gall vs Mike Malott
Alexey Oleynik vs Jared Vanderaa
Anthony Hernanez vs Josh Fremd
Piera Rodriguez vs Kay Hansen
Julio Arce vs Daniel Willycat

Fonte: Ag. Fight