Tudo ou nada: com risco de rebaixamento nesta rodada, Bahia pega o Flu por sobrevivência

Com quatro pontos conquistados nos últimos 18 disputados, Bahia tem obrigação de reagir para evitar queda para Segunda Divisão

Tudo ou nada. É clichê? É. Mas não há outra definição. Depois de abrir 2 a 0 e permitir a virada do Atlético-MG na última quinta-feira, o Bahia tem o jogo que pode selar seu futuro. Na zona de rebaixamento da Série A, o Tricolor recebe o Fluminense, às 16h (de Brasília), pela 37ª rodada da competição e, se não fizer sua parte, pode ser rebaixado para a Segundona ou entrar em situação quase insustentável para última rodada.

Com 40 pontos conquistados, o Bahia atravessa momento de declínio técnico e conquistou apenas quatro, dos últimos 18 pontos disputados. Para se manter na primeira divisão, busca vencer os dois últimos jogos, contra Fluminense e Fortaleza. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que chega a esta pontuação tem 3,7% de risco de queda. No entanto, com 43 ou 44 pontos, o risco varia entre 88% e 59%.

Guto Ferreira busca voltar a vencer com o Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Guto Ferreira busca voltar a vencer com o Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

O Bahia abre a rodada com três pontos a menos que o Cuiabá, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Com isso, há o risco de rebaixamento nesta rodada caso o Tricolor perca ou empate o jogo. Caso seja derrotado, o Bahia precisa torcer para que Cuiabá e Juventude sejam derrotados (clubes jogam nesta segunda-feira). Se empatar com o Fluminense, o Tricolor só é rebaixado se os dois adversários diretos vencerem seus confrontos.

O Bahia também pode deixar a zona de rebaixamento nesta rodada, desde que vença o seu jogo. Também vai precisar contar com derrota de Cuiabá ou Juventude.

Para enfrentar o Fluminense, Guto tem problemas para montar o time titular. Embora tenha o retorno de Juninho Capixaba, que cumpriu suspensão contra o Galo, Daniel e Mugni estão suspensos. O provável time titular do Bahia para este domingo tem: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Juninho Capixaba e Rodriguinho; Rossi, Raí e Gilberto.

O Jogo

Bahia x Fluminense, 37ª rodada da Série A
Quando:
 domingo, 5 de dezembro;
Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Time provável: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Juninho Capixaba e Rodriguinho; Rossi, Raí e Gilberto;
Desfalques: 
Daniel e Lucas Mugni (suspensa; Jonas (lesão); Matheus Teixeira e Isnaldo (transição);
Pendurados: 
Conti, Danilo Fernandes, Guto Ferreira, Lucas Araújo, Ramírez, Rodallega e Rodriguinho;
Arbitragem:
 Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG) é o árbitro de vídeo.

Fonte: Globo Esporte