GOVERNO DO ESTADO

Tarcísio descarta disputar Presidência em 2026 e aposta em reeleição em São Paulo

Nome do governador segue entre os mais mencionados como potencial herdeiro político de Bolsonaro

Durante agenda em Araçatuba, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afastou a possibilidade de disputar a presidência da República em 2026. Ele afirmou que seu foco está na tentativa de reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.

“Eu pretendo concorrer à reeleição”, declarou ao ser questionado sobre planos para o próximo pleito nacional.

Embora já tenha sinalizado anteriormente a preferência por seguir à frente do governo paulista, essa foi a primeira vez que Tarcísio descartou, de maneira direta, uma candidatura presidencial após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão, no julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)  sobre a tentativa de golpe.

Mesmo com a declaração, o nome de Tarcísio segue entre os mais mencionados como potencial herdeiro político de Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026.

Condenação de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado em pena fixada a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado. A decisão foi divulgada na noite desta quinta-feira (11) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro e aliados ainda podem recorrer da decisão.

Os ministros fixaram a pena em 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção. A pena foi proposta por Moraes.

O voto do ministro Alexandre de Moraes – relator do processo – foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux votou pela absolvição. O placar final foi de 4 a 1.

 

 

Veja também