GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

SESAB amplia vacinação contra gripe para todas as idades

Estado da Bahia já vacinou mais de 2 milhões de pessoas, quase 40% do total

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, determinou que seja ampliada a oferta da vacina contra influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade. A medida foi adota em função de as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais ainda estarem baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco.

Na Bahia, os dados da campanha indicam que até o momento foram vacinadas 2.033.808 pessoas, representando 38,6% do total de 5.128.509, população alvo da campanha. Diante deste cenário e da existência de vacinas nos estoques municipais, estaduais e federal, Ministério da Saúde recomenda que seja mantida e ampliada o esforço junto aos municípios para que sejam idealizadas estratégias que melhorem o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais.

Vale destacar que a data para da vacinação para todas as faixas etárias e os locais de vacinação são definidos pelos municípios, e também que é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra influenza e a vacina contra a Covid-19. As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe.

Fonte: Sesab.