NOVA BAHIA 2024

Sem medo, Werdum afirma: “Lutaria com o Overeem em pé”

Sem medo, Werdum afirma: “Lutaria com o Overeem em pé”

Fabricio Werdum é um principais representantes do jiu-jítsu no MMA, mas sente que a sua trocação evoluiu e está pronto para lutar em pé contra Alistair Overeem. Em entrevista ao site“Combate”, o brasileiro garante que se sente seguro em investir no ponto forte do seu adversário, apesar de ter consciência que a arte suave é o melhor caminho:

“Sim, me sinto muito bem na trocação. Estou treinando com o mestre Rafael Cordeiro há dez anos. Vejo que evoluí bastante no meu jogo, sem querer tirar onda. Lutaria com o Overeem em pé, vejo grandes possibilidades de nocauteá-lo. Se eu tiver oportunidade, vou levar para o chão, óbvio, para usar o recurso do jiu-jítsu, mas se ficar em pé, estarei bem também.”

Com muito respeito ao rival, Werdum garante que vai manter a postura que Overeem assumir, pagando sempre na mesma moeda:

“É legal, na real, tenho muito respeito por ele. Ele tem uma história de muitos anos, a gente se conhece há muito tempo. Não temos amizade de conversar. No máximo, é “oi” e acabou. É a terceira luta, tem que ter um respeito mínimo. Se ele não falar mal de mim, vou respeitar também. Se falar mal, vou responder, não vou ficar quieto.”

Os pesos-pesados já se enfrentaram em duas oportunidades – com uma vitória para cada lado. Em 2011, no triunfo de Overeem, os lutadores travaram um dos combates mais vaiados do ano. Werdum espera que a luta de sábado (08) passe longe daquele cenário da sua derrota:

“A nossa primeira luta foi muito boa, consegui finalizá-lo. Na segunda, eu estava em overtraining, passei do ponto. Tive duas datas da luta canceladas, na terceira, nem acreditei que iria acontecer. Não consegui lutar porque não tinha nem forças para ficar em pé. Fui criticado por puxar para a guarda, mas era o que eu tinha para me salvar. Tem aquela frase: só o jiu-jítsu salva. E salva mesmo, porque não fui nem nocauteado e nem finalizado. O jiu-jítsu me ajudou muito naquele momento. A luta foi ruim porque ele não puxou a luta do jeito que deveria. A vitória foi dele, mas a luta foi horrível, vaiada o tempo inteiro. O meu recurso era a guarda, não tinha outra opção. As pessoas falam: “Você tinha que ficar de pé, porque você estava muito melhor”. Eu não tinha forças, fui de guerreiro, usei a defesa pessoal. Não tinha o que fazer.”

Fabricio Werdum enfrenta Alistair Overeem no UFC 213, dia 08 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Confira o card completo do evento:

UFC 213
8 de julho, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Amanda Nunes vs Valentina Shevchenko
Peso-médio: Yoel Romero vs Robert Whittaker
Peso-pesado: Daniel Omielanczuk vs Curtis Blaydes
Peso-pesado: Fabricio Werdum vs Alistair Overeem
Peso-leve: Anthony Pettis vs Jim Miller
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Travis Browne vs Alexey Oliynyk
Peso-meio-médio: Chad Laprise vs Brian Camozzi
Peso-médio: Thiago Marreta vs Gerald Meerschaert
Peso-meio-médio: Jordan Mein vs Belal Muhammad
Peso-galo: Rob Font vs Douglas D’Silva
Peso-pena: Cody Stamann vs Terrion Ware
Peso-meio-pesado: Trevin Giles vs James Bochnovic

 

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA