Segundo avião da FAB decola para resgatar brasileiros em Israel

Embaixada no país já tinha informações de mais de mil pessoas querendo voltar

Foto: Marcos Corrêa/PR

O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado pelo governo a Israel já deixou a Base Aérea de Brasília. Segundo apuração da Agência Brasil, esse é o segundo dos seis aviões que serão utilizados para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no último fim de semana. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.

O primeiro, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, deixou o Brasil na tarde do domingo (8) e já está na capital italiana. Essa primeira aeronave deve decolar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).

O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Em Israel, como já mostrado pelo Portal M!, o Ministério das Relações Exteriores indicou que, pelo menos 1,7 mil brasileiros procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv em busca de ajuda para deixar Israel. A maioria é de turistas.

Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

BOLSA PRESENÇA

Veja também

SESAB