UFC

Salvador tem 12 praias impróprias para banho neste fim de semana

Quem pretende aproveitar o fim de semana de sol deve ficar atento à qualidade das praias em Salvador. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou nesta sexta-feira, 5, que 12 praias na capital baiana estão impróprias para o banho.

Periperi, Patamares e Itapuã estão na lista das praias que devem ser evitadas. O órgão também analisou outras áreas do litoral baiano (veja lista completa abaixo).

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos carregados das ruas, podendo causar doenças. O Inema alerta ainda que é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Jaguaribe

Em Jaguaribe, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomenda evitar o contato com a água da praia até a próxima quarta-feira, 10.

A proibição é decorrente da manutenção de uma rede coletora de esgoto da Embasa. Por conta disso, o órgão divulgou que os banhistas devem evitar a praia da Terceira Ponte, onde se encontra a foz do rio Jaguaribe.

CONFIRA A LISTA DE PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Salvador
Periperi, Penha, Bonfim, Roma, Marina Contorno, Santa Maria, Ondina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Patamares e Itapuã
 
Baía de Todos os Santos
Madre de Deus, Cabuçu, Cacha Prego, Mar Grande e Gameleira
 
Costa dos Coqueiros
Buraquinho e Jauá
 
Costa do Cacau
Marciano, Malhado, Sul e Opaba
 
Costa da Baleia
Prado

Veja também