Quem pretende aproveitar o fim de semana de sol deve ficar atento à qualidade das praias em Salvador. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou nesta sexta-feira, 5, que 12 praias na capital baiana estão impróprias para o banho.
Periperi, Patamares e Itapuã estão na lista das praias que devem ser evitadas. O órgão também analisou outras áreas do litoral baiano (veja lista completa abaixo).
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli.
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos carregados das ruas, podendo causar doenças. O Inema alerta ainda que é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Jaguaribe
Em Jaguaribe, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomenda evitar o contato com a água da praia até a próxima quarta-feira, 10.
A proibição é decorrente da manutenção de uma rede coletora de esgoto da Embasa. Por conta disso, o órgão divulgou que os banhistas devem evitar a praia da Terceira Ponte, onde se encontra a foz do rio Jaguaribe.