Rússia testa mísseis nuclear em meio às tensões com a Ucrânia; veja imagens

A Rússia realizou neste sábado (19) uma série de testes com seus mísseis balísticos e hipersônicos com capacidade nuclear. Os testes, realizados como parte de exercícios estratégicos anuais, como um lembrete do poder nuclear do Kremlin em meio aos temores de que Moscou esteja se preparando para invadir a Ucrânia.

As tensões entre a Rússia e os EUA nunca estiveram tão elevadas desde o fim da Guerra Fria, e os exercícios nucleares da Rússia pareciam destinados a impedir o envolvimento militar direto do Ocidente.

Na sexta, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que todas indicações dos setores de inteligência do país mostram que a Rússia está preparada para invadir a Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, acompanhou os lançamentos dos três mísseis balísticos e de cruzeiro a partir de um centro de comando no Kremlin, acompanhando do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, cujo governo está avaliando permitir que a Rússia armazene parte de seu arsenal nuclear em seu território.

O governo russo divulgou vídeos de um caça lançando um míssil de cruzeiro do ar, um veículo de lançamento móvel disparando um míssil balístico intercontinental e um míssil hipersônico lançado pelo mar. 

De acordo com o jornal The New York Times, o Kremlin disse que o teste foi projetado para mostrar a “tríade” da Rússia, lançamentos do solo, ar e mar, que refletem a variedade de armas do arsenal americano.