Convocado para uma reunião com o presidente Lula, nesta sexta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, detalhou as medidas a serem tomadas para baixar o preço de alguns alimentos.
Para a imprensa na capital federal o ex-governador da Bahia afirmou que o governo federal estudará a possibilidade de reduzir o imposto para a importação de alimentos que tiverem um preço mais baratos no exterior que no Brasil. Ele ainda rebateu as noticias de que o governo irá intervir diretamente nos preços.
“Não tem explicação para [o preço interno] estar acima. Todo produto que o preço externo estiver menor que o interno, vamos atuar. O preço se forma no mercado. Se tornarmos mais barata a importação, vamos ter atores do mercado importando. E vão ajudar a abaixar o preço do produto interno.”, disse.
“A convicção do governo brasileiro é de que os preços se formam no mercado, não são produzidos artificialmente. Seja no mercado internacional, que no caso tem uma relação muito forte com as commodities, seja com relação ao valor do dólar que também influencia os preços.”, declarou.