GANDUZÃO

Revista inglesa coloca Rui Costa como um dos prováveis sucessores de Lula

Especulação acontece diante da possibilidade do presidente não disputar reeleição, caso sua saúde esteja fragilizada

Presidente da República mantém confiança total no baiano que é ministro da Casa Civil | Divulgação Ricardo Stuckert / PR

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, foi indicado como uma das possíveis alternativas para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A especulação é da revista britânica The Economist.

A publicação destaca que, dentro da cúpula do governo, há uma possibilidade de o atual presidente não disputar a reeleição, caso sua saúde seja comprometida após a cirurgia realizada em dezembro de 2024.

Além de Rui Costa, outros nomes também são mencionados como potenciais sucessores. Entre eles estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Educação, Camilo Santana. No entanto, o ex-governador da Bahia enfrenta um desafio relacionado ao seu desconhecimento em nível nacional.

Fernando Haddad, por sua vez, é visto como uma opção pragmática, mas seu perfil fiscal rigoroso e acadêmico o tornam “pouco atrativo” para a base do PT.

A revista também cita outros nomes, como os ex-candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), como possíveis sucessores de Lula.

 

 

Veja também