Reviravolta na Câmara: STJ defere pedido liminar a favor de Isaac Carvalho e Leur perde vaga

Para Isac, e sua base aliada o resultado favorável já era esperado.

Em decisão liminar, o Superior Tribunal de Justiça deferiu o pedido de validação dos votos do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), para deputado federal nas eleições deste ano.  Com isso, o deputado federal eleito Leur Lomanto Jr (DEM) perde a cadeira na Câmara dos Deputados. Isaac obteve 100.549 mil votos na eleição do último domingo (7), mas sua candidatura está sub-judice.

Ele foi condenado pela Justiça em 2015 a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, acusado de cometer ilegalidades com recursos públicos. Após a decisão liminar, publicada nesta segunda-feira (22), o comunista pode se considerar eleito. Como Leur Lomanto foi eleito nas sobras dos votos do coeficiente (176.102 mil votos), tendo 82.110 mil votos, o demista não tomaria posse. O Ministério Público, no entanto, ainda pode recorrer da decisão do STJ.

Mesmo com a candidatura indeferida, o ex-prefeito conseguiu participar do pleito porque a decisão do indeferimento foi publicada após o prazo da Justiça Eleitoral para alimentar as urnas com os nomes dos candidatos.

Em Gandu, Isac foi apresentado pelo ex-prefeito Djalma Galvão.

Isac foi um dos líderes que se mobilizou para reeleger o governador Rui Costa.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA