Brasileiro recepciona rival na nova categoria com um jogo cerebral, e aproveita chance que teve para aplicar um katagame e voltar a vencer após perder para Colby Covington e Kamaru Usman
Não foi um show, mas ninguém pode dizer que Rafael dos Anjos não é um dos principais atletas da divisão dos meio-médios do UFC. Ex-campeão dos leves, o brasileiro recebeu o americano Kevin Lee em sua estreia na divisão – lutava anteriormente entre os leves – e mostrou que seu jogo de chão é de elite. Após passar quase quatro rounds resistindo ao wrestling do rival, Rafael dos Anjos conseguiu encaixar um katagatame aos 3m47s do quarto round, finalizando Lee e interrompendo uma sequência de duas derrotas consecutivas.
A luta
O primeiro round começou com Kevin Lee tomando a iniciativa da luta e derrubando o brasileiro, pegando suas costas em pé junto à grade. O brasileiro livrou-se da posição e voltou a lutar no centro do octógono, mas o americano encurtou a distância e passou a pressioná-lo na grade. Mesmo recebendo algumas joelhadas na linha de cintura, Lee mantinha a posição de pressão sobre Dos Anjos. Após o brasileiro se livrar da pressão, os dois voltaram a lutar no meio do octógono, e Dos Anjos o derrubou, mas não conseguiu encaixar a guilhotina.
No segundo round, após Kevin Lee encurtar a distância para pressionar Rafael dos Anjos junto à grade, o brasileiro quase conseguiu encaixar uma guilhotina, mas o americano livrou-se no chão. Dos Anjos voltou a a pressionar o rival, mas Lee mais uma vez usou o seu wrestling para manter o rival com as costas na grade, desgastando-o fisicamente. Os atletas trocavam chutes na linha de cintura e socos junto à grade.
Rafael dos Anjos tentou surpreender Kevin Lee com uma joelhada voadora no primeiro segundo do terceiro round, mas não teve a precisão e a contundência esperadas. Logo após se recuperar, Lee viu o brasileiro derrubá-lo, mas sem conseguir mantê-lo sob domínio no chão. O americano surpreendeu e conseguiu pegar as costas de Dos Anjos, que teve trabalho para se livrar do americano, mas conseguiu mais uma derrubada. Os dois lutadores mostravam desgaste, e a luta caía de ritmo. Lee não dava espaço a Dos Anjos, e trabalhava no minuto final do round para tentar buscar suas costas. O brasileiro se defendia, e terminou o round sendo pressionado na grade.
O quarto round começou com um chute de esquerda de Rafael dos Anjos na perna esquerda de Kevin Lee. O americano dobrou o joelho, mas se levantou rapidamente e fez sinal de que não sentiu nada. O brasileiro repetiu o chute e o rival defendeu, levando imediatamente a luta para a grade. Lee cometeu um erro de posicionamento e Rafael dos Anjos o derrubou, caindo já na montada. Com tranquilidade, o brasileiro trabalho a posição e encaixou um katagatame, fazendo Kevin Lee bater em desistência.
CARD PRINCIPAL
Rafael dos Anjos venceu Kevin Lee por finalização aos 3m47s do R4
Ian Heinisch venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime (triplo 29-28)
Felicia Spencer venceu Megan Anderson por finalização aos 3m24s do R1
Vicente Luque venceu Derrick Krantz por nocaute técnico aos 3m52s do R1
Charles do Bronx venceu Nik Lentz por nocaute técnico aos 2m11s do R2
Davi Ramos venceu Austin Hubbard por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Aspen Ladd venceu Sijara Eubanks por decisão unânime (30-26, 29-27 e 29-28)
Desmond Green venceu Charles Jourdain por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Michel Pereira venceu Danny Roberts por nocaute a 1m47s do R1
Grant Dawson venceu Mike Trizano por finalização aos 2m27s do R2
Ed Herman venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 3m39s do R1
Zak Cummings venceu Trevin Giles por finalização aos 4m01s do R3
Julio Arce venceu Julian Erosa por nocaute a 1m49s do R3