“Quem acreditar em pesquisa, acredita em Papai Noel também”, diz Bolsonaro

Presidente disse que “nenhuma” sondagem acertou em 2018, quando ele venceu a eleição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas às pesquisas eleitorais nesta sexta-feira (8), em Passo Fundo (RS), durante a entrega de obras de ampliação do aeroporto da cidade. Nas sondagens presidenciais mais recentes, Bolsonaro aparece como segundo colocado, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quem acreditar em pesquisa, acredita em Papai Noel também”, disse Bolsonaro, diante uma plateia de apoiadores. “Nenhuma pesquisa acertou em 2018 e não vai e agora que vai acertar também”, falou o presidente.

Na sequência, Bolsonaro fez elogios à própria gestão. “Ao longo de pouco mais de três anos, vamos mostrando ao Brasil como podemos ser uma grande nação”, completou.

O presidente já havia criticado as pesquisas eleitorais recentemente. No encontro nacional do PL, no final de março, Bolsonaro disse que “uma pesquisa mentirosa repetida mil vezes não fará um presidente da República”.

Apesar das críticas às sondagens feitas em 2018, as pesquisas eleitorais publicadas nas semanas anteriores ao primeiro e ao segundo turno indicavam a liderança de Bolsonaro em relação aos adversários.

Mais cedo, Bolsonaro esteve em Pelotas (RS), onde participou de um evento para inaugurar a duplicação da BR-116 e da BR-392, disse que não confiará em “duas ou três pessoas” no processo eleitoral desse ano. Sem citar nomes, o presidente afirmou que ninguém em Brasília “manda em tudo” e que os “votos nas eleições de outubro serão contados”.

(Publicado por Marina Motomura)