MAIS DESENVOLVIMENTO

Promessa do UFC, Sean O’Malley surpreende e vence ex-campeão dos galos

Sean O’Malley chocou parte da comunidade do MMA. Quando o UFC oficializou o duelo entre o americano e Petr Yan, o prodígio do esporte foi ridicularizado por parte dos fãs e demais lutadores, mas não se abalou com as críticas e provocações. No show de número 280, realizado neste sábado (22), em Abu Dhabi (EAU), ‘Sugar’ não se intimidou ao ficar frente a frente com o ex-campeão do peso-galo (61 kg) e surpreendeu ao vencer o temido atleta por decisão dividida.

Com a maior vitória de sua carreira, Sean O’Malley deve ganhar diversas posições no ranking do peso-galo do UFC. Vale lembrar que, antes da luta, o americano era o número 11 na tabela de classificação da categoria e o ex-campeão se encontrava na primeira colocação. Popular, ‘Sugar’ já adianta que vai iniciar a campanha para disputar o título da divisão na sequência.

Sean O’Malley, de 27 anos, é uma das principais promessas do UFC. O americano foi revelado no programa ‘Contender Series’, em 2017, e disputou dez lutas pela maior organização de MMA do mundo. Nela, ‘Sugar’ possui oito vitórias, sendo cinco por nocaute, seis bônus, uma derrota e um ‘no contest‘ (luta sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Eddie Wineland, Petr Yan, Raulian Paiva e Thomas Almeida.

A luta

Yan e O’Malley começaram o duelo com tudo. Yan adotou uma postura mais agressiva no octógono, enquanto o americano se movimentava e trocava de base constantemente. O golpe mais forte do russo foi um chute na linha de cintura de O’Malley. Na sequência, ‘Sugar’ acertou um belo direto no rosto do rival. O russo apostava na força em seus ataques. Já o americano se baseou no volume de golpes. Na reta final do assalto, Yan agarrou O’Malley, o ergueu e cravou o adversário no solo. O americano se levantou rapidamente e acertou bons socos no rival.

O segundo round apresentou o mesmo ritmo intenso do anterior. Logo no início, O’Malley abalou o russo com um direto e quase nocauteou. Por sua vez, Yan não recuou e também acertou um potente overhand no americano. Recuperados, Yan aplicou uma queda plástica no americano, mas não conseguiu manter a posição. Por outro lado, O’Malley acertou seus golpes chamativos no oponente. Nos segundos finais do assalto, Yan quedou O’Malley mais uma vez e o castigou na base do ground and pound.

Na terceira e decisiva parcial, O’Malley iniciou com uma sequencia de jabs e chutes baixos. Com dificuldades em pé, Yan ficou mais na defensiva. Confiante, o americano acertou joelhadas e chutes no russo, que acusou os golpes. Em perigo, Yan apelou para o grappling para controlar o adversário e se recuperar no octógono.

Resultados do UFC 280:

Sean O’Malley vence Petr Yan por decisão dividida;
Beneil Dariush venceu Mateusz Gamrot por decisão unânime;
Manon Fiorot venceu Katlyn Chookagian por decisão unânime;
Belal Muhammad nocauteou Sean Brady no 2º round;
Caio Borralho venceu Makhmud Muradov por decisão unânime;
Nikita Krylov venceu Volkan Oezdemir por decisão unânime;
Abubakar Nurmagomedov venceu Gadzhi Omargadzhiev por decisão unânime;
Armen Petrosyan venceu AJ Dobson por decisão unânime;
Muhammad Mokaev finalizou Malcolm Gordon no 3º round;
Karol Rosa venceu Lina Lansberg por decisão majoritária.

Veja também