Processamento de cacau na Europa cresce 4,2% no 4º trimestre, diz associação

Londres, 16/01 – O processamento de cacau na Europa totalizou 359.122 toneladas no quarto trimestre de 2018, informou nesta quarta-feira, 16, a Associação Europeia de Cacau (ECA, na sigla em inglês).

O volume representa aumento de 4,2% ante igual período do ano passado, quando a moagem foi de 359.103 toneladas. O resultado significa o maior aumento na comparação anual desde a temporada 2010/11.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, quando foram processados 363.122 toneladas, o volume de moagem registrou declínio de 1,6%. O recuo no processamento na comparação trimestral veio em linha com a estimativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam a desaceleração do crescimento após um incremento quase recorde no primeiro semestre do ano.

A ECA representa 20 empresas do setor na União Europeia e Suíça, como a Barry Callebaut, Cargill Cacau & Chocolate, Ferrero, Nestlé e Mondelez Internacional. O incremento na moagem do continente é um importante indicativo de aumento da demanda pela commodity.

Os dados de processamento da América do Norte e da Ásia devem ser divulgados na próxima semana. Fonte: Dow Jones Newswires.