CARNAVAL 2024

Plantado na Bahia, Mangostão desbanca jabuticaba e é eleita melhor fruta do mundo

— Crédito: Reprodução

Originário da Indonésia, o mangostão conquistou o título de melhor fruta do mundo, deixando para trás sua concorrente brasileira, a jabuticaba, que ficou em segundo lugar, de acordo com a classificação do site TasteAtlas.

Essa fruta tropical é elogiada por seu sabor “doce com leves notas de acidez”, é nativa das Ilhas da Sonda, e amplamente apreciado na Indonésia, Malásia, Brunei e Timor Leste. Introduzido no Brasil na década de 1940, o mangostão é cultivado principalmente na Bahia e no Pará, com uma produção mais limitada no Espírito Santo.

A publicação descreve a fruta como tendo uma textura “macia, suculenta e delicada”, conferindo-lhe o título de “rainha das frutas” e destacando-o como uma verdadeira iguaria. Nos países de origem, é consumida tanto in natura quanto na forma de uma conserva chamada halwa manggis na Malásia. Antes de 2007, a importação do era proibida nos Estados Unidos devido ao temor das autoridades em relação a uma possível infestação da mosca-da-fruta oriental, considerada uma ameaça à economia local.

Na Bahia, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, a maior concentração de mangostanzeiros localiza-se no município de Una, onde se estima uma área de 50 hectares. (Correio 24h)

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA