MAIS DESENVOLVIMENTO

Piraí do Norte tem verbas do FPM bloqueadas por dívida com órgãos federais

Piraí do Norte completou uma semana com os recursos bloqueados. (Foto: divulgação)

O município de Piraí do Norte, no baixo sul da Bahia, está impedido de receber o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. O impedimento é consequência que irregularidades financeiras detectadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. O bloqueio aconteceu desde o dia 13 de fevereiro e até o final da manhã desta sexta-feira (24), o PFM de Piraí do Norte continua bloqueado.

Ainda não há informações sobre qual das irregularidades resultaram no bloqueio de transferências para o município, mas aponta-se, entre elas, dívida com o INSS, não pagamento da contribuição ao Pasep e débitos com a inscrição da dívida ativa.

Ulisses Veiga assumiu a prefeitura com as contas tudo em dia quando Val de Diva entregou e agora ele tá deixando toda pipinada. É servidor com salário atrasado, comerciante sem receber e fora os prestadores de serviço. Isso faz vergonha. Não vai demorar para Federal baixar em Piraí“, comentou uma moradora do município.

Além de Piraí do Norte, Itanhém e Nova Redenção também aparecem na lista de bloqueados.

Os recursos do FPM é um dos mais importantes para Piraí do Norte, já que o mesmo não dispõe de outras fontes de recursos mais rentáveis que o próprio Fundo de Participação. Para desbloquear o repasse, o município deve identificar o órgão que determinou o congelamento e regularizar a situação.

Veja também