O desempenho da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) nas duas recentes pesquisas de intenções de voto à Prefeitura – a da Rede Record, ontem, e a da Paraná, hoje -, superior ao do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, nome com que a cúpula do PT e alguns partidos da base do governo gostariam de marchar, animou não apenas seus correligionários como os do próprio petismo a defender sua candidatura como a melhor para o grupo.
Eles alegam que, além de atender às exigências do movimento “Eu Quero Ela”, que defende o lançamento de uma candidatura negra à sucessão, Olívia seria o nome que demonstraria mais viabilidade no campo do governismo estadual, já que deputados como Lídice da Mata (PSB) e Nelson Pelegrino (PT), que pontuam bem nas consultas, contam com o recall de outras disputas e mesmo, no caso da ex-prefeito, de terem comandado a cidade.
Além disso, acham difícil que, com Olívia despontando, Rui Costa (PT) possa não reconhecer a viabilidade de seu pleito no grupo, uma vez que defendeu sua candidatura à Prefeitura desde a sucessão de 2016, mas foi vencido dentro do próprio PCdoB, que preferiu lançar a deputada federal comunista Alice Portugal no lugar da deputada estadual, provocando imensa contrariedade no governador.
“Achamos difícil o governador dizer que não apóia Olívia num momento em que ela aparece pontuando bem nas pesquisas e depois de ter praticamente se desentendido com o PCdoB, na última sucessão municipal, porque defendia exatamente o nome de Olívia. O que mudou de lá para cá para Rui poder dizer que não acha Olívia o melhor nome para Salvador?”, questiona uma importante fonte das esquerdas que passou a defender o nome da deputada.
Para o mesmo quadro, ainda que não seja plano dos defensores do nome de Olívia criar qualquer constrangimento para Rui, é possível que cresça o movimento em torno dela, inclusive no PT, onde pelo menos cinco pré-candidaturas estão colocadas, à medida que a parlamentar demonstre ser a que tem melhor viabilidade no grupo. Para ele, isso tornaria muito difícil para Rui defender, por exemplo, o nome de Bellintani em detrimento do da deputada estadual.
Fonte: Política Livre