NOVA BAHIA 2024

Pesquisa Ipespe para presidente: Lula tem 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%

Levantamento foi feito com 1.100 entrevistados por telefone entre os dias 8 e 10 de outubro; margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em fotos registradas pelos candidatos no TSE Arte CNN

Pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta terça-feira (11), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 54% dos votos válidos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 46%. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os brancos e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno vence o pleito. Caso isso não ocorra, é realizada uma segunda rodada de votação.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

No levantamento do Ipespe, foram entrevistadas 1.100 pessoas por telefone entre 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01120/2022.

Levando em conta os votos totais, Lula fica com 50% das intenções, contra 43% de Bolsonaro. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%. Os que não sabem ou não responderam representam 2%.

Segundo turno

Votos válidos

  • Lula (PT) — 54%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 46%

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 43%
  • Brancos/Nulos — 4%
  • Não sabem/Não responderam — 2%

O cenário com abstenção

O Ipespe também mediu a intenção de voto apenas entre os 81% dos entrevistados que disseram ter “muito ou algum interesse” nas eleições. Segundo o instituto, esse recorte foi realizado porque “a pesquisa não consegue captar o potencial de abstenção”.

Entre quem está mais propenso a comparecer para votar no segundo turno, Lula tem 51% das intenções de voto, e Bolsonaro, 47%. Os que pretendem votar branco ou nulo somam 2%, e 1% não soube responder.

Veja também

GOVERNO DA BAHIA