CARNAVAL 2024


Pague Menos e Extrafarma lançam programa “Gigante por Elas” para promover o desenvolvimento de colaboradoras internas em cargos de liderança

Projeto visa promover uma liderança mais diversa e inclusiva, aprimorar a tomada de decisões e contribuir para as metas ASG; Atualmente, 59% dos colaboradores da companhia são mulheres;

São Paulo, agosto 2023 – A Pague Menos e Extrafarma, uma das maiores redes do varejo farmacêutico do Brasil, têm se destacado não apenas por sua presença no mercado, mas também por seu compromisso com a equidade de gênero. Com cerca de 26 mil colaboradores, a empresa conta com uma significativa parcela de mulheres, que representam 59% do total de funcionários. E com o intuito de continuar promovendo um ambiente mais inclusivo, a empresa lançou recentemente o programa “Gigante por Elas”. O principal objetivo do programa é o desenvolvimento das mulheres colaboradoras, capacitando-as para assumirem cargos de liderança na organização. A iniciativa busca aumentar significativamente a representatividade feminina em posições de alta gestão, visando alcançar uma maior igualdade de gênero no quadro diretivo das empresas.

Em sua primeira edição, o programa chega para capacitar as mulheres por meio de um processo estruturado de mentoria e coaching, com o intuito de formar um pipeline interno de talentos. O processo de coaching começará com uma avaliação, e com base nos resultados, as sessões serão direcionadas para desenvolver as competências mapeadas para a sucessão. O programa consistirá em 8 sessões, realizadas semanalmente ou quinzenalmente, com duração de três meses, culminando na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).

A mentoria, por sua vez, contará com 5 encontros em grupo, mensalmente, abordando temas como Valores e Cultura Organizacional, Liderança Efetiva e Afetiva, Modelos de Gestão e Competências Técnicas. Patriciana Rodrigues – que exerce o cargo de Chairwoman do projeto e é também vice-presidente do Conselho da Pague Menos e Extrafarma –, atuará como mentora das sete mulheres que participarão da primeira turma do programa para acelerar o desenvolvimento de cada mentora, com base em sua vasta experiência e conhecimento empírico, fornecendo orientações, princípios, ferramentas e técnicas. Além disso, compartilhará insights sobre o histórico profissional e crescimento dentro da empresa, além de apoio na construção da cultura organizacional.

“Sinto-me honrada em fazer parte deste projeto significativo, o ‘Gigante por Elas’, que busca impulsionar ainda mais a importância da igualdade de gênero e proporcionar experiências que incentivem as mulheres a serem cada vez mais ousadas em sua busca por altas lideranças, tanto dentro de nossa companhia quanto no mundo em geral. Acredito que, ao investir no desenvolvimento e capacitação das mulheres, construiremos um futuro mais inclusivo e diversificado para todos”, ressalta a executiva.

O programa será realizado regularmente, com planos para edições anuais ou semestrais a partir de 2024, assegurando que todas as gestoras tenham a oportunidade de participar em algum momento. Ao empoderar as mulheres dentro da organização, a Pague Menos e a Extrafarma reforçam seu compromisso em promover uma liderança mais diversa e inclusiva, aprimorar a tomada de decisões e contribuir para as metas ASG.

Além disso, é importante destacar que a empresa possui o certificado Women on Board (WOB), reconhecendo a presença de mulheres no Conselho de Administração, com uma mulher ocupando a presidência do colegiado, Patriciana Rodrigues. Por outro lado, o compromisso com a igualdade de gênero também é refletido por meio do reconhecimento da Pague Menos e Extrafarma como a 35ª melhor empresa para mulheres trabalharem, de acordo com o ranking da Great Place To Work (GPTW) Brasil.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.600 lojas, distribuídas em 389 municípios, com cerca de 25 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA