Oito militares concluem curso de Mergulhadores do GMAR

Oito militares concluíram o Curso de Mergulhadores Autônomos (CMAUT) do Corpo de Bombeiros e Forças Militares, ministrada pelo 13° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/GMAR), na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador. O curso foi finalizado na manhã desta sexta-feira (1), no Forte Santa Maria, bairro da Barra, em Salvador.

Vinte e um militares iniciaram o curso. O treinamento teve oito semanas de duração, com o mesmo número de módulos e com etapas eliminatórias. O major Luciano Alves, comandante do GMAR, conta mais detalhes da capacitação.

“Essa foi a terceira classe. Tivemos duas, anteriormente, nos anos de 2017 e 2019. O curso não contou com salva-vida do GMAR. Todos os alunos não tinham contato com mar, piscina, entre outras plataformas de água. Os oito formandos receberão certificados e estarão aptos a atuar em qualquer unidade de resgate aquático”, contou o oficial. 

O major Luciano também destacou a importância da capacitação para os baianos. “A sociedade ganha com a formação de novos militares. Eles foram treinados no mar, tanques, rios, piscinas e outras plataformas com água, para entenderem que algumas situações exigem técnicas rápidas para salvar vidas”, finalizou o oficial.

O evento contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.

Fonte: Ascom: Jeferson Silva